sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Rhipicephalus sanguineus


Rhipicephalus sanguineus, carrapato da família Ixodidae, tem como hospedeiros preferidos os cães, embora também possa parasitar outros animais domésticos, animais silvestres. No Brasil também é conhecido pelo nome popular: carrapato-vermelho-do-cão. Ao contrário da maioria dos carrapatos, o Rhipicephalus possui geotropismo negativo, ou seja, ao sair do hospedeiro ele procura lugares altos, de preferência lugares pertos do ambiente onde os hospedeiros ficam e dormem.


CARACTERÍSTICAS


- Rostro curto
- Base do gnatossoma geralmente hexagonal
- Escudo não ornamentado
- Festões pouco desenvolvidos
- Primeiro par de coxas bífidas
- Um par de placas adanais nos machos
- Peritremas em forma de vírgula
- Geotropismo negativo

CICLO
É um carrapato que exige três hospedeiros para completar o ciclo (trioxeno), pois todas as mudas são feitas fora dos hospedeiros. A fêmea podem por 200 a 3000 ovos por dia.
PERÍODO (EM DIAS)
  • Pré-postura - 3
  • Incubação - 17-60
  • Sucção da larva - 2-7.
  • Muda da larva - 5-23.
  • Sucção da ninfa - 4-9.
  • Muda da ninfa - 11-72.
  • Sucção da fêmea - 6-30.
As larvas não alimentadas podem sobreviver até 8 meses e meio, as ninfas seis meses e adultos até 19 meses.



DOENÇAS TRANSMITIDAS.
São os transmissores da Babesiose e da Erliquiose.
Babesiose: piroplasmose ou babesiose é uma doença causada por diversas espécies de protozoários do gênero Babesia spp. No cão, o agente patogênico éBabesia canis, enquanto que no cavalo ocorrem Babesia equi e Babesia caballi. O principal veiculador dessa doença são os carapatos.
Erliquiose: Erliquiose monocítica canina, também conhecida como pancitopenia tropical canina, "doença do carrapato"  ou apenas como "erliquiose canina", é uma patologia causada pela bactéria gram-negativa Erlichia canis da ordem Rickettsiales, que afeta os membros da família Canidae, entretanto, já foi registrada a presença da bactéria em gatos e humanos. O principal transmissor do agente etiológico é o carrapato Rhipicephalus sanguineus. A doença causa sinais clínicos que variam de moderados a severos, e é caracterizada por febretrombocitopenialeucopenia e anemia. Em casos crônicos, pode haver imunosupressão. A variação terminológica "erlichiose" também é muito utilizada






Um comentário: